A Euribor continua a seguir a sua trajetória de descida, embora a um ritmo mais lento. A verdade é que, pela primeira vez em mais de dois anos, as taxas Euribor ficaram abaixo do patamar dos 2,5% para todos os prazos no passado mês de março. É neste contexto que quem avançar com um novo crédito habitação em abril poderá contar com prestações da casa ligeiramente mais acessíveis face ao mês anterior - à exceção de quem escolha a Euribor a 12 meses, que desceu tão pouco que teve um impacto nulo na prestação mensal da casa.

As sucessivas quedas da Euribor têm vindo a ser alimentadas pelos cortes dos juros decididos pelo Banco Central Europeu (BCE), que resolveu voltar a descer as taxas em 25 pontos base na reunião de política monetária realizada a 6 de março, apesar do atual clima de incerteza global.

Esta última redução dos juros do BCE acabou se refletir numa nova descida das médias mensais da Euribor para todos os prazos em março, ainda que mais ligeira do que a observada no mês passado:

Euribor a 12 meses: fixou-se em 2,398% em março, menos 0,009 pontos percentuais (p.p.) face a fevereiro;
Euribor a 6 meses: média mensal voltou a cair para 2,385%, menos 0,075 p.p. face ao mês anterior;
Euribor a 3 meses: desceu para 2,442% em março, uma redução mensal de 0,083 p.p.;

Como variam as prestações da casa em abril?
Estas ligeiras descidas das taxas Euribor sentidas em março vão acabar por ter um impacto modesto nas prestações da casa dos créditos habitação contratados este mês, com reduções mensais inferiores a 10 euros. Aliás, a descida foi tão pequena na Euribor a 12 meses que o seu reflexo na prestação da casa foi nulo.

É isso mesmo que mostram as simulações do idealista/créditohabitação, que têm em conta um empréstimo da casa a taxa variável contratado em abril (que usa a média mensal da Euribor de março) no valor no valor de 150.000 euros, com spread 1% e prazo de 30 anos:

Euribor a 12 meses: aqui a prestação da casa será de 665 euros nos doze meses começados em abril, exatamente o mesmo valor do que quem contratou o empréstimo em março;
Euribor a 6 meses: a prestação da casa a pagar em abril e nos cinco meses seguintes será de 664 euros, menos 6 euros face à prestação calculada para um crédito assinado em março;
Euribor a 3 meses: a prestação da casa será de 668 euros nos primeiros três meses do contrato, menos 7 euros face ao mês anterior.

Estas variações das taxas Euribor também vão influenciar as prestações da casa de quem já está a pagar créditos habitação a taxa variável (ou mista em período variável), que representam a maioria dos contratos para habitação própria e permanente em vigor no nosso país, segundo os dados do Banco de Portugal. Aqui a redução os juros na prestação dependerá de vários fatores, como do ano do contrato e do montante em dívida, por exemplo.

O que se espera daqui em diante é que as taxas Euribor continuem a descer a um ritmo mais lento, à medida que o BCE alivie a sua política monetária. O regulador irá reunir-se no próximo dia 17 de abril e as opiniões sobre a trajetória a seguir têm-se divido entre a continuação dos cortes dos juros e uma pausa, perante a incerteza global gerada pela guerra comercial iniciada nos EUA.

“Atualmente, tanto os mercados como nós estamos a descontar apenas dois cortes nas taxas do BCE durante o resto do ano. Estas reduções poderão aproximar a Euribor a 12 meses de um limiar entre 2% e 2,10% até ao final de 2025”, explicam os analistas da Ebury Portugal ao idealista/news. Na sua visão, o BCE está perto de chegar a uma taxa de juro neutra, que não restringe nem estimula o crescimento económico.

Fonte: idealista.pt