A pandemia teve um impacto negativo de 22% no investimento imobiliário em 2020 mas, mesmo assim, o ano fechou com valores próximos dos observados em 2019. O que esperar de 2021?

Apandemia teve impacto no imobiliário mas, ainda assim, o setor mostrou-se resiliente. As expectativas são de que 2021 seja melhor do que 2020 em termos de negócio. Embora se olhe para o futuro com uma certa cautela, os especialistas estão otimistas e admitem que este ano possa mesmo ser um “ano recorde” em termos de investimento.

“Chegámos ao final de 2020 com 2.900 milhões de euros, o equivalente a uma quebra de 22% face a 2019”, começou por dizer o diretor-geral da CBRE Portugal esta quinta-feira, durante a apresentação do Real Estate Market Outlook 2021. “Ainda assim, chegámos a níveis muito próximos dos 3.000 milhões de euros esperados no início do ano”, acrescentou Francisco Horta e Costa.

Presente no mesmo evento, o responsável da área de investimento da CBRE afirmou que “Portugal continua claramente no radar dos investidores internacionais” e que “a expectativa é de que 2021 seja um novo ano, se não mesmo um ano recorde” para o setor imobiliário. Contudo, Nuno Nunes notou que, “provavelmente, a nuvem mais densa está relacionada com o financiamento”.