Horário verão: dia 31 de março, não te esqueças de adiantar uma hora ao relógio do microondas, do carro e teu relógio de pulso.

Temos boas notícias para quem gosta do horário de verão: ele está a chegar. A mudança horária de verão, começa oficialmente em Portugal no domingo de Páscoa, dia 31 de março de 2024, na madrugada de sábado para domingo.

Por isso, não te esqueças de adiantar uma hora ao relógio do microondas, do carro e teu relógio de pulso. Este é, assim, o dia mais curto do ano, onde desaparece uma hora em todos os relógios.

Quando muda a hora?

É verdade, vamos dormir todos menos uma hora. Contudo, os dias vão ficar maiores, normalmente com eles também vem o calor e o bom tempo. A mudança do horário de inverno para o horário de verão é feita todos os anos, sempre no último domingo de março.

Em Portugal Continental e na Madeira, na madrugada de 31 de março de 2024, à 01h00 os relógios deverão ser adiantados para as 02h00. Já no arquipélago dos Açores, os relógios devem ser adiantados das 00h00 para a 01h00.

Quando acaba o horário de verão?
Em Portugal, o horário de verão geralmente termina no último domingo de outubro. Este ano, calha no dia 27 de outubro de 2024, será o dia que os relógios vão atrasar uma hora à 1h da manhã. Voltamos todos voltar a dormir mais uma hora e ter os dias mais curtos.

Mudança de hora: quais a razões?

A mudança de hora, como o horário de verão e o horário de inverno, foi originalmente introduzida com o objetivo de economizar energia. Foi durante a Primeira Guerra Mundial, que esta prática foi adotada para maximizar o aproveitamento da luz solar e reduzir o consumo de recursos como carvão, combustível e velas, que eram essenciais na época. Ao ajustar os relógios para coincidir com os padrões de luz natural, as pessoas poderiam utilizar menos energia elétrica para iluminação durante a noite.

No entanto, atualmente, a poupança de energia associada à mudança de hora é considerada mínima. Contudo, a mudança da hora ainda é mantida por muitos países por razões diversas, incluindo a tradição, a comodidade e o alinhamento com os padrões de horário de outros países.

Além disso, em algumas regiões, a mudança de horário também é vista como uma forma de aproveitar melhor as horas de luz durante certas estações do ano, proporcionando mais tempo para atividades ao ar livre.

Por isso, já sabes no último domingo do mês, não te distraías com os ovos da Páscoa e acerta os ponteiros dos relógios da tua casa. 

Fonte: Idealista.pt